terça-feira, 19 de novembro de 2013

Bolo de nata com chocolate meio amargo

Hoje em dia a nata é uma iguaria muito difícil de se encontrar. Com a industrialização do leite, encontramos somente leite de caixinha, com pouca gordura. Mas antigamente a gente fervia o leite que vinha direto da vaca (e quando digo direto, é bem direto mesmo), e após ferver retiramos a nata e guardamos. Hoje, em algumas cidades do interior ainda podemos fazer isso, eu tenho a sorte de ter pessoas amigas que tem criação de vaca e que guarda a nata para mim. Para quem tiver paciência, pode ferver o leite de saquinho (que é mais gorduroso) e ir guardando a nata.

Esse bolo é fenomenal, a nata dá um toque de sabor inigualável, quem tiver a oportunidade faça. Uma boa opção para substituir a nata é usar um creme de leite bem gordo.



- 250 gramas de nata
- 1 xic e 1/2 de açúcar
- 4 ovos médios
- 1 colher de sopa de margarina (com sal)
- 2 xic de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 200 gramas de chocolate meio amargo



- Na batedeira, bata o açúcar com a nata até formar um creme, adicione os ovos e a margarina, coloque devagar a farinha de trigo e por último o fermento

- Pré-aqueça o forno 200º

- Derreta o chocolate em banho maria e misture na massa, utilize uma colher de pau e misture  levemente.

- Leve ao forno por 35 minuto ( faça o teste do palito de dente para ver se está no ponto)



8 comentários:

  1. Isso é pra matar de vomntade! Adoro! E a nata é muito boa,quando encontramos! abraços,chica

    ResponderExcluir
  2. Bem especial e lindo este bolo Daniel, além de que está tão convidativo, que já ia uma fatia...
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderExcluir
  3. Que delícia esse bolo Daniel! Me lembrou o que minha mãe fazia,hoje em dia nata é uma coisa rara...
    Muito romântica a decoração, adorei!
    Tô levando a receita...
    bj!

    ResponderExcluir
  4. hummm…que maravilha de bolo Daniel, imagino a delícia que ficou!!
    Nata me lembra minha infância, agora é praticamente impossível de encontrar, mas a ideia de usar o creme de leite é muito boa, obrigada!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Daniel, esse bolo ficou ótimo, minha mãe juntava a nata numa tigela pra fazer manteiga e ficava ótima. Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Ficou um bolo lindo e acredito que a nata tenha feito toda a diferença
    bj

    ResponderExcluir
  7. Imagino o sabor delicioso do bolo! E ficou lindo, essa fatia estáum apetite!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Daniel,
    Lembro bem desse tempo, quando recolhia a nata, batia, colocava sal e passava no pão...que delícia! Hoje , não sei onde encontrar nata, mas fiquei com água na boca com seu bolo.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir