quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Cupcakes de chocolate com cobertura de chocolate (super fácil)

Que dúvida cruel??? Eu nunca sei se estou fazendo muffins ou cupcake, aliás eu nem sábia a diferença. Então fiz uma breve pesquisa para entender um pouco mais, eis uma resposta simplificada: Os cupcakes são bolinhos simples, massa leve e com coberturas e confeitos, já os muffins a massa é mais pesada, é menos doce e geralmente a gente come ele sem cobertura. É claro que deve ter uma outra explicação mais cientifica ou gastronômica, mas para mim essa serviu. Alias, eu chamaria esses que eu fiz de mini-bolos mesmo, mas vamos ser "chiques"...

Esses cupcakes são bem simples de fazer, e a cobertura (apesar de não ser muito glamorosa) é bem gostosa. Então vamos a receita.



Massa:
- 4 ovos
- 1 xic e 1/2 de açúcar
- 1/2 xic de óleo (100 ml)
- 1 colher de sopa de manteiga Mococa
- 1 xic de leite Mococa (200 ml)
- 2 xic de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 4 colheres de sopa de chocolate em pó

- Pré-aquela o forno (médio)

- Bata todos os ingredientes no liquidificador, primeiro os líquidos e depois os sólidos, deixando o fermento por último.

- Divida a massa em forminhas para cupcakes, não coloque muita massa, coloque até um pouco menos da metade da forminha.

- Leve ao forno por 25-30 minutos, faça o teste do palito de dente e deixe esfriar

Cobertura:
- 5 colheres de sopa de leite em pó (use de marca boa)
- 3 colheres de sopa de achocolatado (use de marca boa)
- + ou - 3 ou  4 colheres de sopa de água fervendo
- confeitos para enfeitar

- Misture o leite em pó com o achocolatado, adicione 2 colheres de água fervendo, mexa bem, vá acrescentando a água devagar, até formar uma cobertura parecida com brigadeiro mole. O ponto vai a gosto de cada um, eu deixo mais cremosa e durinha, por isso tem que colocar a água bem devagar, senão desanda.

- Coloque os confeitos por cima.


---------------------------------------------------------------
Se quiserem uma explicação mais detalhada da diferença entre cupcakes e muffis clique aqui.

6 comentários:

  1. Daniel,
    eu prefiro os cupcakes por causa das coberturas, esses ficaram lindos e irresistíveis....hummmmmm!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da explicação Daniel, ficaram lindos seus cupcakes e a cobertura deliciosa. Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Lindos seus cupcakes.
    Muito boa explicação, eu tbm não sabia o que é um e o que outro, agora ja sei.
    Abçs

    ResponderExcluir
  4. Ficaram lindos ,uma cobertura deliciosa
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Boa Noite, Daniel!
    Amei saber a diferença entre Cupcake e Muffins, vamos combinar os dois são divinos!
    Tá com um aspecto tão bom e parece estar bem húmido e saboroso tbm.
    Receita bem fácil,adorei. Bju gde e Bom FDS. Re

    ResponderExcluir