sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Cozinhar no Vapor


Imagine uma alimentação saudável aliada a um método de preparação simples e rápido. Imaginou? Então pode parar de imaginar, pois isso é possível com o cozimento no vapor. 

Além de ser um modo de cozinhar muito simples, esse tipo de preparo preserva melhor os nutrientes dos alimentos. A explicação é simples. No modo tradicional, quando adicionamos água nos alimentos para cozinhar, grande parte dos nutrientes presentes ali acaba sendo transferido para a água durante o processo de cozimento, o que fatalmente acaba deixando o alimento mais pobre no que diz respeito a sua composição nutricional. Cozinhando a vapor isso não acontece, uma vez que o alimento nem ganha e nem perde água. 

Mas as vantagens de cozinhar no vapor não param por aí. A comida fica muito mais saborosa quando preparada dessa forma. Os legumes ficam mais crocantes e saudáveis, e as carnes mais macias e suculentas. Uma outra vantagem é que o valor calórico dos alimentos tende a diminuir, uma vez que não é utilizado óleo ou outro tipo de gordura. Como se não bastasse, pesquisas apontam que quem consome alimentos cozidos no vapor tem menos chances de desenvolver câncer, diabetes, problemas de visão e do coração. 

A variedade de alimentos que podem ser preparados no vapor é muito mais vasta do que imaginamos. Na lista entram também as verduras, peixes, frutos do mar, aves e carnes magras, que precisam ser previamente bem temperadas antes do processo. 

Atualmente existem no mercado diversos tipos de panelas próprias para cozinhar no vapor, mas também é possível usar utensílios que você já tem em casa. Entre as opções, é possível improvisar com uma peneira de alumínio, escorredor de macarrão ou até cestos que tenham orifícios para a passagem do vapor. Para um resultado mais eficiente, o ideal é que o recipiente se encaixe na panela em que será colocada a água. 

Algumas dicas podem fazer toda a diferença para um cozimento adequado. Uma delas é não deixar o alimento encostar a água durante o cozimento. Outra dica, que pode ajudar a dar mais sabor à preparação, é temperar a água com temperos aromatizantes, como o gengibre, folhas de louro e ervas. Ao invés de usar água para cozinhar, também podem ser usados sucos, leite ou vinhos. Também é recomendável reduzir o fogo durante o cozimento e evitar abrir a panela durante o processo. Além disso, evite abrir a panela enquanto estiver cozinhando, isso pode interromper a circulação do vapor. É importante também manter uma panela com água fervente, de reserva, caso seja necessário completar mais água. 

E aí, anotou as dicas? Agora que você já conhece um pouco mais sobre o funcionamento e as vantagens de cozinhar no vapor, é só correr para a cozinha!  


Fonte: Cupom Now – Cupom de desconto

3 comentários:

  1. Gosto bastante e é tri saudável! abraços,lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  2. tb gosto mt tenho um eletrico os legumes ficarao mais secinhos bjs bs

    ResponderExcluir
  3. eu gosto muito de receber imail de voces com passagem da biblia maravilhosas e receitas fantasticas bjs

    ResponderExcluir