quarta-feira, 22 de junho de 2011

Massa de Pastel caseira

Hoje eu percebi que tinha 597 postagens em meu blog. Foram muitas receitas desde o dia 31 de Julho de 2009. Como em breve o blog vai fazer 2 aninhos, estou resgatando algumas receitas antigas.

Essa é a receita mais popular em meu blog, a mais visitada. Fiz uma seleção de receitas que já fiz com massa de pastel, dessa forma fica mais um "Vale a pena ver de novo".


Espero que gostem.




Para a massa:

1 colher sopa cachaça/pinga
1 xic água morna
1 colher sopa manteiga Mococa
1 colher de chá de sal
1 colher de café de açucar
+ ou - 600 gramas de farinha de trigo


Misture todos os ingredientes, e vai colocando farinha e sovando até ficar uma massa que não grude nas mãos, um pouco mais dura que a de pão.

O idéial é abrir a massa num cilindro, mesmo assim dá um certo trabalho, mas o resultado final é um pastel muito saboroso.

Para o recheio é só usar a criatividade: queijos, carnes, doces ...

Eis algumas sugestões:
(click na imagem para ver as receitas)

Cestinha com maionese de legumes

 

 

Rocambole de massa de pastel



















Cestinhas de legumes

18 comentários:

  1. A great mass and suggest that much more filling.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. OLha Daniel, estou bôba amei essa sua receita de massa de pastel... rsrsrss isso fez lembrar de uma novela que passou aqui tem pouco tempo onde faziam uns pasteis que me deixavam a babar e os biscoitos de polvilho, mas esses pedi a um amigo mineiro e ele me arranjou a receita e eu fiquei fã!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Agora eu vi. (risos)
    Mas que delícia de massa,,, achei prática. Creio o difícil mesmo será esticá-la, abrir, não é mesmo?
    Xeros

    ResponderExcluir
  4. Oi daniel, tenho testado várias receitas de massa de pastel,mas nenhuma deu muito certo.Agora em breve testarei a sua, bjus!

    ResponderExcluir
  5. Daniel, essa massa me lembra infância. Nunca fiz em casa, boa oportunidade para testar.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Prefiro a massa de pastel caseira, do que as compradas prontas, são bem melhores e não são azedas, como as compradas.
    Seus pasteis ficaram com uma aspecto muito bom, e quantas sugestões boas, gostei.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  7. Dani, e quem nao encontra pinga/cachaca??? :(

    ResponderExcluir
  8. Aninha - usa vodka ou alguma com teor de alcool mais alto e que não dê sabor...

    saudades ... sem querer cobrar mas cobrando, vc sabe o que quero né??? meu desenho .. kkkk

    ResponderExcluir
  9. Ana Karla -> tendo o cilindro é facil de abrir, mas fazer no rolo, ai dá trabalho mesmo ....

    abraço

    ResponderExcluir
  10. Ciao Daniel, grazie della tua visita e piacere di conoscerti con questa splendida preparazione, ghiottissima!!!! Mi iscrivo come tua sostenitrice, e se vorrai contraccambiare, ti aspetto!!! Baci e alla prossima ricetta!

    ResponderExcluir
  11. Daniel,
    Quantas delicias postadas, hein?
    Dá para fazer um livro de receitas.
    Não sei se é a preguiça ou a comodidade, mas nunca fiz massa de pastel.
    Mas olhando a sua receita, parece ser tão fácil....só fica faltando o cilindro.
    beijos

    ResponderExcluir
  12. moi boa massa caseira, moi saborosa

    ResponderExcluir
  13. Nossa obrigada por partilhar essa receita que eu procurava há tempos! Pastel é tradição em sampa. Mas como agora eu moro aqui no Pará é difícila encontrar esses pastéis, nossa que saudade! Quando eu comprar esse cilindro com certeza irei fazer! Muito boa suas receitas! Abç.

    ResponderExcluir
  14. Daquilo que entedi a massa foi feita em casa....5*****
    Muito bom aspecto mesmo

    ResponderExcluir
  15. Vou levar a sua receitinha Daniel, obrigado pela partilha.

    ResponderExcluir
  16. Daniel, pastel feito em casa é bom demais, dá um pouco de trabalho, mas compensa.

    ResponderExcluir
  17. Nossa, que receita ótima! Nunca fiz, mas lendo vi que dá um pouco de trabalho, mas aposto que no final vale super a pena! Vou aproveitar que logo entro em férias e preparar essa delícia!
    Muito obrigada pela sua visita e comentários no meu blogue!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  18. Olá... vou também experimentar essa receita... há tempos que queira fazer pastel, afinal, aqui na "lusitania" pastelaria é onde a gente vai para comer doces e bolos mas, infelizmente, nada de pastelzinho de chines :)

    ResponderExcluir